17 DEZ 2018
Lideranças criam associação para o desenvolvimento da Costa Leste

Aconteceu nesta quinta-feira (13), no escritório do SEBRAE em Três Lagoas, localizado na Rua Zuleide Pérez Tabox, a assembleia de fundação da Associação Integra Costa Leste e o Fórum dos Compromissos Regionais.

A cerimônia fez parte do projeto Líder do SEBRAE MS, que tem como intuito a qualificação e integração de lideranças regionais para a elaboração de uma agenda regional de desenvolvimento, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável.

Lideranças de diversos setores públicos e privados de Três Lagoas e dos municípios da Costa Leste, Entre eles o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Inocência, Ariovan Gonzaga Nogueira, criaram uma associação para o desenvolvimento regional. Sendo fundada a Associação Integra Costa Leste. A associação foi criada a partir dos trabalhos do projeto Lider (Liderança Para o Desenvolvimento Regional) Costa Leste, lançado pelo SEBRAE, em fevereiro de 2017. O programa visa estimular o desenvolvimento econômico e sustentável, mantendo a convergência entre políticas públicas municipais, estaduais e nacionais, voltadas ao empreendedorismo. Durante as reuniões do programa líder foram identificados eixos de evolução econômica na região com a participação de líderes da iniciativa privada, de entidades não lucrativas e autoridades de 11 municípios da Costa Leste.

COMPROMISSOS

Além da fundação da associação, os integrantes do projeto ainda participaram do Fórum de Monitoramento dos Compromissos Regionais, para avaliar o andamento das ações propostas no Plano de Desenvolvimento Regional lançado em junho, que trabalha quatro eixos prioritários para promover o desenvolvimento da Costa Leste nos próximos anos: educação, saúde, turismo e dinamismo econômico. A partir de agora, de acordo com o consultor do SEBRAE, Cláudio Veras, os trabalhos serão geridos pela associação, que organizará e articulará apoiadores para realizar as propostas. O SEBRAE, no entanto, continuará apoiando o movimento como instituição parceira. O presidente da associação, Alberto Pio, disse que a ideia é trabalhar os eixos e, até 2030 implementar ações para o desenvolvimento dos 11 municípios que integram a Costa Leste. A partir de fevereiro, segundo Alberto, terá início um trabalho itinerante nesses municípios para a divulgação do plano de ação. De acordo com a gerente regional do SEBRAE de Três Lagoas, Josi Signore, a associação continuará sendo monitorada. “O SEBRAE tem consultoria que continua monitorando o plano, implementando ações e buscando instituições para apoiar o programa que será desenvolvido até 2030. Temos várias etapas a serem cumpridas. As ações serão desenvolvidas conforme as demandas. Temos ações para curto, médio e longo prazo”, destacou a gerente regional do SEBRAE.