26 SET 2018
2ª CAVALGADA CAMINHOS DE TAUNAY- Unindo Inocência e Paranaíba

Inocência (MS) - A cultura de um povo é a sua riqueza. Para enaltecer e preservar esta riqueza, em tempos de descaso com a memória, os municípios de Inocência e Paranaíba realizaram a 2ª Cavalgada “Caminhos de Taunay - 151 anos”. Com o objetivo de resgatar a história, um grupo de pessoas de ambos os municípios decidiram homenagear o escritor da obra literária Inocência com uma cavalgada por trechos e locais provavelmente trilhados pelo então militar. Quando o engenheiro militar Alfredo D'Escragnolle Taunay participou da Guerra do Paraguai (1860 - 1874), percorreu solo mato-grossense na época, acompanhando o movimento da tropa brasileira. Ele escreveu o livro “Retirado da Laguna” que registra um dos momentos mais marcantes do maior conflito bélico da América do Sul. Na época, o nobre militar concluiu ainda, o romance “Inocência” baseado em suas andanças pelo território sul mato-grossense durante o Brasil Império.
Neste ano o Prefeito Municipal de Inocência José Arnaldo, através de seu Secretário de Esportes, Cultura e Lazer Drauton Batista de Souza e dos membros da Família SEMEC: Thiago, Divino, japa Fernandes, José Rodrigues, Prof. Lorival, Adriana, Solange, Agna, Kerli, Cassio, o cozinheiro Euripedes (Nenem tratorista), Thiago (cinegrafista) e o Emerson da assessoria de imprensa, não mediram esforços para presentear a todos que compareceram no dia 06 de setembro no recinto da COFAPI para a abertura do evento com destino à Paranaíba. Já de Paranaíba o prefeito Ronaldo Miziara, através da Solange Miziara- Secretária de Educação e Cultura e sua equipe: Milton Carabina, Juninho Pimenta, Baixinho, Jeromão, Leni, Carita, Maria Ângela, Simone e Luciano, fizeram com que tudo acontecesse de forma inesquecível.
A Cerimônia contou coma presença de lideranças políticas de ambos os municípios, diretores, professores, coordenadores, alunos das redes municipais, estaduais, APAE e população em geral. Sob a regência do maestro Reginaldo a Banda BAMMIN encantou a todos com belíssimas canções da música raiz presenteando os cavaleiros, muladeiros e amazonas, as estrelas da festa. Em destaque o Prefeito José Arnaldo e a Secretaria Solange Miziara, acolheram a todos os presentes explicitando a alegria e satisfação com o evento e garantindo seu prosseguimento nos anos vindouros. O Secretário Drauton parabeniza os participantes da cavalgada, ressaltando sua importância e expectativa para que ingresse no calendário dos eventos culturais do Estado de Mato Grosso do Sul. Aproveitando a presença de alunos e professores de história, o Juiz da Vara do Trabalho Dr. Luiz Divino veio gentilmente socializar conhecimento e destacar a importância do evento para resgate da tradição cultural e potencial turístico da região.
Durante quatro dias muladeiros, cavaleiros e amazonas percorreram estradas, onde há 151anos Visconde de Taunay passou durante episódios da guerra do Paraguai. No percurso, a comitiva recebeu pouso, alimentação e cuidados com animais em fazendas da região. Agradecemos aos proprietários que acolheram e contribuíram para o sucesso deste evento.
No dia 06, (quinta-feira) primeiro dia da cavalgada, após o café os cavaleiros iniciaram o percurso saído do recinto da COFAPI e seguiram até fazenda Santa Emília de Santiago Arieri, onde foi servido o almoço.
O jantar e pouso do primeiro dia foram na fazenda Verde Esperança de Lenito Faustino. No dia 07 (sexta-feira), depois do café da manhã, seguiram até o boteco do Toinzinho onde almoçaram e a tarde prosseguiram em direção ao Alto Santana, para o jantar. A comitiva foi presenteada com um bailão animado pela Banda Arco Iris, juntamente com moradores da região vizinha.
No dia 08 (sábado), a comitiva realizou o almoço na fazenda Santo Antônio de Francisco Zocal, em seguida foram para o jantar, com direito a Luau, na fazenda Fazendinha de Toti Machado. Depois de muita história para contar, no dia 09 (domingo), a cavalgada era recebida por autoridades e população com festa na Praça da República em Paranaíba. O muladeiro Tales Ferreira lembrou o saudoso amigo Bruno que ano passado era um dos participantes e que do céu com certeza se alegrava com a festa.

A festiva de confraternização foi no recinto do Sindicato Rural Patronal onde todos os participantes receberam cumprimentos e medalhas. Encerrando o prefeito Miziara, homenageou José Arnaldo com um presente de um artesão local. A Cavalgada Caminhos de Taunay de sonho virou realidade concretizando a paixão dos amantes da cultura sertaneja. Ficou a expectativa que no próximo ano este evento continue crescendo e unindo cada vez mais o município de Paranaíba e da Cidade Romance. Inocência está de braços e corações abertos para acolher os muladeiros, cavaleiros e amazonas em 2019.

Local: Inocência