04 JUL 2018
SEMINÁRIO FINAL DO PNAIC EM INOCÊNCIA

Inocência (MS) – A Secretaria Municipal de educação realizou no último dia 27(quarta-feira), o Seminário Final do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa). Este programa é uma política de continuidade do governo brasileiro voltada à formação dos educadores iniciado em 2014 com o objetivo de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, apoiando em quatro eixos de atuação: 1º - Formação Continuada, 2º - Materiais Didáticos e Pedagógicos, 3º - Avaliações e 4º - Gestão, Controle Social e Mobilização: que se integra e complementam, visando aferir o nível de alfabetização alcançado ao final do ciclo, o que possibilita as redes programarem medidas e políticas corretivas, quando necessário.
De acordo com a Coordenadora Municipal Luzia Padula, “é de incontestável importância a formação dos professores alfabetizadores, que, por sua vez, precisam contar com os materiais didáticos e pedagógicos como recursos eficazes para enriquecerem suas práticas, proporcionando aos alunos aulas prazerosas e significativas”, relembra ainda que “mesmo com tantas adversidades houve receptividade de muitos cursistas em relação ao PNAIC e acredito que o trabalho desenvolvido em conjunto entre coordenadores, formadores e professores alfabetizadores serviu para a troca de experiência e o repensar em suas práticas”. O evento teve a abertura com a fala da coordenadora municipal do PNAIC Luzia Padula Gonçalves, falando da importância e objetivos do programa, em seguida foi passada a palavra à Chefe de do Departamento Pedagógico Gilsa Queiroz, logo após, os diretores escolares e por último, a secretária municipal de educação Joseli Rita Pires Mariano dá as boas vindas a todos, parabenizando a todos pelo sucesso e bom andamento do programa, ressaltando a importância da formação aos profissionais da educação e o suporte para que ele aconteça com sucesso, alcançando qualidade no ensino ministrado nas séries iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Na sequência, foi realizada uma apresentação cultural, seguido da apresentação em grupos dos cursistas com suas atividades significativas realizadas em sala de aula, no decorrer do programa neste ciclo. Depois, a coordenadora Luzia Padula lembrou: “o grande desafio de um programa de formação continuada é não se tornar apenas um curso com modelos didáticos, mas, sim, acompanhar o desenvolvimento da proposta, orientar a autoavaliação e reflexão dos professores e na prática, sendo assim, valeu a pena, pois o trabalho realizado valorizou a teoria, buscou discutir sobre a importância de planejamento de ações e orientou a necessidade da reflexão do trabalho pedagógico em vários contextos”. No fim das apresentações a formadora local, Eloisa Elena de Moura Santa Oliveira do Ensino Fundamental e a formadora Local da Educação Infantil, Emilene Mara de Moura Santos fizeram suas considerações encerrando com a entrega de brinde e um coffee break.

Local: Inocência