17 MAI 2018
Assistência Social faz conscientização sobre abuso e exploração infantil

Inocência (MS) - Para conscientizar a população sobre a necessidade de denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil, a Equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Conselho Tutelar e Polícia Militar, promoveu evento mobilizado pela Assistente Social do Poder Judiciário Rosimeire Nobrega, com panfletagem na manhã de segunda-feira (14).
    A ação é referente ao ato de conscientização sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000 passou a ser lembrado em 18 de maio devido ao crime que ficou conhecido como o 'Caso Araceli', de 1973, quando uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Posteriormente, o Congresso Nacional instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na data da morte de Araceli. Entidades que atuam em defesa dos direitos de crianças e adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade dos crimes de violência sexual cometidos contra menores.
    Dando continuidade a esta importante ação de mobilização, a Assistente Social Rosimeire Nobrega realizou a primeira reunião para instituição de rede municipal de atendimento socioassistencias com a integração do Poder Judiciário, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Escola Estadual Professor João Pereira Valim e Conselho Tutelar.
    A primeira reunião teve como principal assunto o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, onde a Assistente Social do Judiciário falou sobre a importância de cada órgão quanto ao atendimento a crianças violentadas e prevenção na comunidade.
    Na reunião, foram lançados os primeiros desafios para a criação da rede de atendimento socioassistencias, que tem o objetivo de integrar os serviços para que os atendimentos possam acontecer de maneira completa. Essas reuniões acontecerão mensalmente.
    Da Secretaria de Assistência Social, estiveram presentes a Gestora Solange Bernardes da Costa Pereira; Helem Bruna da Costa - Assistente Social / Chefe do Departamento de Gestão de Política Municipal de Assistência Social; Helaine Queiroz Lacerda de Paula – Chefe do Departamento de Programas Especiais; Elaine Rodrigues da Silva – Psicóloga / Departamento de Serviços de Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Alta Complexidade; Taine Silva Santos - Assistente Social da Proteção Social Básica; Antonio Carvalho – Chefe do Dpto Administrativo Técnico e Financeiro; Keila Moreira Valadão – Agente do Bolsa Família; Andrew Moresco – Psicólogo da Proteção Social Especial; Marli Alves – Assistente Social da Proteção Social Especial e Katiussa Lacerda – Assessora de Programas Especiais.
    Da Secretaria Municipal de Saúde: Wander Fábio – Secretário Municipal de Saúde; Joceana Rosa- Chefe de Departamento Endemias e Zoonoses; Cristina Roberta- Gerente De Assessoramento Da Saúde; Juliana Oliveira - Chefe De Departamento De Administração Hospitalar; Andrea Leal - Chefe De Departamento De Apoio Técnico; Rosemara Sampaio – Psicóloga; Helena Lourdes: Assistente Social.
    Da Secretaria Municipal de Educação: Rosineide da Silva Oliveira Pires – Vice Diretora da Escola CEI; Alessandra Rodrigues: Assistente Social.
    Do Conselho Tutelar: Marcela Pinheiro, Rosinete Machado e Silvana Francisca, conselhereiras.
    Da Escola Estadual Professor João Pereira Valim: Lucimara Delmondes, Diterora Adjunta.