02 ABR 2018
2075 visualizações
CULTURA: Inocência realiza 1ª Conferência Municipal de Cultura

A Prefeitura de Inocência, por meio da secretaria de esportes, cultura e lazer e o conselho municipal de cultura de Inocência, realizaram nesta quarta (28), a 1ª Conferência Municipal de Cultura 2018, no Centro Cultura Lazara Lessonier. A solenidade de abertura contou com a presença do secretário esportes, cultura e lazer, Drauton Batista de Souza, do Superintendente de Cultura do estado, Ricardo Maia, dos vereadores Adair e Valmes, a secretária de Educação, Joseli Mariano, a secretária de Assistência Social, Solange Bernardes, que impecávelmente foi a protocolo do evento, representantes da sociedade inocencienses, profissionais da área de educação, membros do conselho municipal de cultura, integrantes da1ª companhia teatral do município (SONHART).
A realização do evento representa um passo importante para a construção do Plano Municipal de Cultura do município, documento que norteia a gestão municipal na elaboração de políticas públicas na área da cultura.
“A Conferência se constitui, sobretudo, pela ampliação de espaços de diálogo e aprofundamento do debate com os artistas da cidade, que juntos com a administração pública vão ajudar a realinhar a cultura no município”, que através do conselho possibilita gerenciar a cultura de uma forma muito aberta, coletiva e democrática, isso só traz resultados positivos para a comunidade. Destacou a presidente do conselho municipal de cultura de Inocência, Janete Kraemer, que teve o prazer de agradecer a SECC- secretaria de estado de cultura e cidadania, em nome do Superintendente de Cultura do estado, Ricardo Maia, a câmara de vereadores e prefeitura municipal de Inocência.
“O Plano Municipal de Cultura vai orientar a política cultural em nossa cidade nos próximos 10 anos. Nesse sentido, é fundamental que incorporemos a lei de um plano geral, mas também os olhares dos vários setoriais e a perspectivas regionais da cidade”, Um dos diferenciais da 1.ª Conferência, na opinião do. Superintendente de Cultura do estado, Ricardo Maia, foi o aparecimento, nos debates, de áreas transversais, como a questão cultural do município, a questão de gênero e a da sustentabilidade. “A grande novidade dessa conferência foi à relação das ações culturais com as práticas sustentáveis, que apareceu muito fortemente e vai permear profundamente o nosso plano municipal de cultura”, observou Ricardo Maia.
A vice-presidente do conselho municipal de cultura do município, Fábia Maciel, avaliou que o clima da conferência foi muito bom e dentro de um processo construtivo de aprimoramento do texto final. “Esse trabalho é longo, às vezes até cansativo, mas o resultado é a satisfação das pessoas. O Plano Municipal de Cultura certamente vai representar essa ampla diversidade da cultura. Ele consegue atender tanto o produtor cultural, que está buscando um resultado financeiro, como o artista que produz obras bastante inovadoras com pesquisa. Ao mesmo tempo, dá atenção aos artistas populares e discute o acesso da população que está no centro da cidade e nos diferentes bairros. Esse é o espírito: a política cultural deve atender milhares de pessoas, continuar fortalecendo o que Inocência, já tem de bom, as cadeias produtivas já organizadas, aquela produção artística já qualificada, e ao mesmo tempo abrir espaço para os novos que estão chegando”, destacou Fábia Maciel, que aproveitando a oportunidade agradece a todos que colaboraram com a execução e organização deste evento, desde membros do conselho, integrantes do teatro, alunos do Inodança e membros da comunidade.
"A cultura é a alma de uma Cidade. É ela que dá significado à identidade de um povo, de uma comunidade. Em Inocência, "queremos parabenizar o Conselho de Cultura pela atuação no Município e pela realização desta conferência, que é a manifestação plena da cidadania e de participação democrática", declara o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Drauton Batista de Souza.
Depois de um processo de participação democrática e debates com todos os segmentos envolvidos – classe artística, representantes das comunidades e poder público – a 1ª Conferência Municipal de Cultura encerrou os seus trabalhos, com a aprovação total dos membros do Conselho Municipal de Cultura de Inocência.