14 MAR 2018
Secretaria de Assistência Social inicia atividades com crianças e adolescentes do SCFV em 2018

Inocência (MS)-A Secretaria de Assistência Social de Inocência deu início na última segunda-feira, 12 de março, as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No município são atendidas crianças, adolescentes e idosos.
Com o objetivo de prevenir situações de riscos, resgatando potencialidades e habilidades, através de atividades esportivas, pedagógicas, culturais e de inclusão social, com 47 crianças em Inocência e Distrito de São Pedro.
O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.
De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Sócio assistencial (Resolução CNAS n.° 109/2009) é “o serviço realizado em grupos”, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos é um Serviço ofertado na Proteção Social Básica, com foco na constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, das demandas e das potencialidades dessa faixa etária.
Estabelece ainda que as intervenções devam ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, conforme a Tipificação Nacional de Serviços Sócio assistencial (Resolução CNAS N.° 109/2009).
.Durante sua fala, a secretária de assistência social, Solange Bernardes, destacou que neste ano de 2018 um plano de ação está sendo elaborado no sentido de que as ações possam ser desenvolvidas com mais ênfase. “O prefeito já deu sinal verde para que toda equipe tenha condição de desenvolver um ótimo trabalho este ano”.